The RationalistSkip to content


We have registered
199.418.562 visits
There are 7364 articles   written by 1065 authors. They could occupy 29017 A4 pages

Search in sites:

Advanced search..

The latest sites..
Digests archive....

 How do you like that?
This rocks!
Well done
I don't mind
This sucks
  

Casted 2991 votes.
Chcesz wiedzieæ wiêcej?
Zamów dobr± ksi±¿kê.
Propozycje Racjonalisty:
Sklepik "Racjonalisty"
« Information about the site  
Racjonalista.pl (PT)

Polônia: Um país cheio de igrejas; um país em que milhões com entusiasmo dão boas vindas ao Papa Polonês; um país, onde existe na prática proibição do aborto e a limitação do direito das mulheres para os exames pré-natais; um país, em que a igreja exige para si (e de fato recebe) o direito para pronunciar-se sobre as normas legislativas, que não tem nada com a igreja. Um país, em que a igreja gostaria de dizer aos cientistas o que podem e o que não podem estudar. Uma igreja que estava pronta para colocar a Polônia contra a Comunidade Europea em nome da introdução de Deus no preâmbulo de constituição.

Estamos tentando neste país propagar um pensamento racional RACJONALISTA.pl é atualmente o maior centro publicitário de livres-pensadores e racionalistas poloneses. Estamos publicando os autores poloneses e estrangeiros. Está conosco colaborando um número crescente de especialistas de diferentes áreas. Desde a fundação já publicaram conosco cerca de 200 autores. Atualmente nosso site possui mais ou menos 2700 artigos e todos os dias estamos notando aproximadamente 10 mil visitas.

De acordo com a tradição do pensamento do iluminismo estamos propagando integridade científica e os métodos científicos de verificação de todas as descobertas, rasteamos absurdos, superstições, charlatanismo, preconceitos, mentiras e fobias, que estão presentes em quase todos os ramos de vida.

RACJONALISTA.pl está publicando e elabora artigos de todas as mais importantes realidades do saber humano, tentando criar na Internet da Polônia um sistematizado compendiou do saber elaborado pelos racionalistas. Atualmente fazemos mais esforço na área de ciências religiosas, história das igrejas, filosofia, educação de cidadãos, ciência, história e ética.

O ensino da religião católica romana em todas as escolas (e mesmo em jardins de infância) é pago do orçamento da nação polonesa. Nós, o que é evidente, não estamos recebendo nenhuma dotação e mesmo assim somos para a juventude um específico antídoto. A crescente popularidade de Racionalista mostra que existe na Polônia uma necessidade e procura de racionalismo, mesmo com toda expansão da Igreja e com todo o clericalismo, mostras de intolerância e de um pensamento estreito em ver as coisas, que é cada vez mais crescente.

Em janeiro de 2005 as pessoas, que se juntaram ao redor de Racionalista, fundaram Associação dos Racionalistas Poloneses com sede em Wroclaw. Neste momento está organizando-se uma união das pessoas convencidas, que é necessária uma atuação conjunta tendo como meta o desenvolvimento do inpiduo e da sociedade de acordo com a idéia de racionalidade.


 Po przeczytaniu tego tekstu, czytelnicy czêsto wybieraj± te¿:
Racjonalista.pl (DE)
Racjonalista.pl (ES)

 Comment on this article..   See comments (1)..   


« Information about the site   (Published: 17-05-2002 Last change: 12-03-2005)

 Send text to e-mail address..   
Print-out version..    PDF    MS Word

All rights reserved. Copyrights belongs to author and/or Racjonalista.pl portal. No part of the content may be copied, reproducted nor use in any form without copyright holder's consent. Any breach of these rights is subject to Polish and international law.
page 140 
   Want more? Sign up for free!
[ Cooperation ] [ Advertise ] [ Map of the site ] [ F.A.Q. ] [ Store ] [ Sign up ] [ Contact ]
The Rationalist © Copyright 2000-2018 (English section of Polish Racjonalista.pl)
The Polish Association of Rationalists (PSR)